Tipos de pisos de borracha e a finalidade

O piso de borracha geralmente é usado em locais com grande tráfego de pessoas e que requerem a segurança dos mesmos. Hospitais, academias e comércio são alguns dos exemplos. Este tipo de piso é altamente resistente e antiderrapante, além de serem de fácil limpeza. Os pisos são compostos a partir de uma mistura homogênea de polímeros elastoméricos com cargas minerais, vulcanizantes, agentes antienvelhecimento e pigmentos.

Na Cemear você encontra diversas opções:

shutterstock_456505066Piso Moeda em placas

Esse tipo é indicado para áreas de circulação onde é requerida segurança ao pedestre como: corredores e escadas residenciais, hotéis, cinemas, teatros, supermercados, shopping centers, estações de metrô, etc.

Piso Tátil de Alerta

O Piso Tátil de Alerta é utilizado em espaços públicos para orientação de percurso de deficientes visuais com a finalidade de informar a mudança de direção ou perigo. A sinalização tátil de alerta deve ser instalada perpendicularmente ao sentido de deslocamento.

Piso Tátil Direcional
Este modelo também é utilizado em espaços públicos para orientação de percurso para deficientes visuais. Com superfície de relevos direcionais e lineares regularmente dispostos, ele possui textura com seção trapezoidal, qualquer que seja o piso adjacente. A instalação deve ser no sentido do deslocamento, porém, quando o piso adjacente tiver textura, recomenda-se que a sinalização tátil direcional seja lisa.

Faça você mesmo: instalação do piso

Passo 1: Para aplicar o piso de borracha será necessário usar o esquadro para fazer uma marcação com fita adesiva, você deve marcar a área que irá passar pelo ataque químico com solventes bem como adesivos.

Passo 2: Você deverá verificar as áreas de entorno e as superfícies em que será instalado o piso de borracha. Tenha a certeza de que áreas estão protegidas e bem vedadas.

Passo 3: Remova tinta, ceras, seladores ou outros compostos de cura que não tenham compatibilidade com o adesivo que será usado. Você deve usar solvente e uma espátula e, também, pedaços de tecidos.

Passo 4: O adesivo deve ser espalhado no contrapiso. Coloque quantidade o bastante para que seja possível a instalação dos materiais do piso, antes da secagem inicial. Fique atento para que não ocorram respingos fora do piso e nem nas paredes.

Passo 5: Você deverá espalhar bem o adesivo na parte de trás das placas de borracha. Observe então se o contrapiso e as placas de borracha já estão levemente secos e comece a colar uma peça de cada vez.

Fonte: Construindo Decor e Restauração de Piso