Dicas para quem quer começar a construir sua casa

Um grande sonho, da maioria das pessoas, é a casa própria. Algumas pessoas preferem investir na construção ao invés de comprar um imóvel pronto. A vantagem disso é construir sua residência como gostaria e de forma mais econômica, uma vez que não precisará pagar as altas comissões das imobiliárias, por exemplo.

Porém, aventurar-se na construção de um imóvel sem alguns conhecimentos básicos, pode ser um desastre, podendo exceder o orçamento esperado. Pensando nisso, a Cemear separou algumas dicas úteis sobre começar a construção de uma casa:

 

Terreno

A escolha do terreno deve ser feita com cuidado. Se você ainda não tem um terreno, mas está na busca de um para sua construção, fique atendo. Não escolha o espaço apenas pela sua localização e tamanho. Embora esses dois fatores sejam muito importantes, é fundamental saber detalhes sobre a área, como: qual o tipo de construção é permitida neste local, o terreno faz parte de reserva ambiental, se trata de espaço em processo de desapropriação, o local é área de risco ou pode ameaçar sua futura construção, entre outros. Todas essas informações são obtidas através da prefeitura.

 

Documentação

Após a escolha do terreno, informe-se sobre as diretrizes na construção de imóveis da sua cidade. É imprescindível verificar a documentação necessária, antes de iniciar uma obra. Começar de maneira inadequada, sem levar em consideração a burocracia legal, pode ocasionar surpresas indesejadas no futuro como, por exemplo, uma notificação de demolição. Por isso, fique atento as leis da sua região e encaminhe o projeto de arquitetura para aprovação na secretaria de obras de seu município.

 

Planejamento

Como qualquer grande projeto de vida, você precisa se organizar e planejar. É necessário planejar tudo antes de iniciar a obra, desde gastos com material e mão de obra até os detalhes do acabamento. Procure elencar prioridades ao seu orçamento, não gaste com coisas supérfluas, pois no final pode acabar se endividando para terminar a obra. O recomendado é fazer um cronograma detalhado, descrevendo os serviços, prazos, materiais, mão de obra e gastos referentes a cada etapa. Isso auxiliará você a evitar desperdício de recursos e tempo.

 

Mão de obra

Apesar de ser de conhecimento geral, é importante investir em mão de obra qualificada. Muitas vezes, para economizar, opta-se por contratar uma equipe mais em conta, sem verificar a qualidade do serviço. É importante pesquisar valores e estar preparado para gastar uma quantia relativamente alta com essa etapa. O ideal é alinhar custo ao benefício.

 

texto-1