Aprenda como limpar e fazer a manutenção de carpetes

Uma das dúvidas mais frequentes relacionadas a escolha de carpetes como revestimento é a limpeza. Os carpetes tornam os ambientes mais confortáveis e aconchegantes, favorecendo o isolamento térmico e acústico do cômodo. Porém, muitas pessoas optam por outros tipos de revestimento por não saberem como funciona a limpeza dos carpetes. Pensando nisso, a Cemear separou um guia sobre como e com qual frequência deve-se limpar o carpete. Confira:

 

Como limpar:

Ao fazer a limpeza em casa, o aspirador pode ser um grande aliado no caso dos carpetes. Ele auxilia a remover, de maneira rápida e efetiva, os resíduos de sujeira, inclusive os que não estão visíveis. A aspiração pode ser feita semanalmente, de acordo com a necessidade do ambiente. Uma dica útil, é a limpeza a seco. Com ela, basta polvilhar amido de milho sobre a superfície em torno de 30 minutos antes da aspiração para ter uma limpeza mais efetiva.

 

Frequência da limpeza:

Como o carpete é formado por fibras, a sujeira e resíduos tendem a se acumular na sua superfície. Assim como em outras opções de revestimento de chão, é necessária a limpeza regular para a conservação e manutenção do material. A frequência de limpeza varia de acordo com a utilização do cômodo. Em lugares com maior fluxo, a manutenção deve ser feita duas vezes na semana. Porém, em casos nos quais o fluxo de pessoas é de moderado a fraco, a rotina de limpeza pode ser feita semanalmente com o auxílio do aspirador de pó. É recomendado uma limpeza profunda semestral ou anual para a remoção das manchas e resíduos pesados. Porém, isso varia de acordo com a necessidade.